APRENDIZAGEM

Gráfico aprendizagem

Ensinagem

ECC

O conteúdo é o centro da experiência.
O professor é o centro dos saberes.

É o modelo de educação que Paulo Freire definiu como educação bancária, “um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador, o depositante”. Nele, prevalece a instrução e a experiência de aprendizagem está centrada no conteúdo.

Os principais valores desse formato estão centrados nos recursos didáticos, como lousa, livros, conteúdos no power point, etc. E, na atuação do educador, destacando-se aqueles que tem ótima oratória.

As necessidades de aprendizagem são contempladas em planos de aula rigorosos que são transmitidos em sala de aula com dedicação e afinco  – daí surgindo as expressões, como “passei o conteúdo”, “dei a aula planejada”, “exercícios de fixação”, “ensinei”, “cumpri o cronograma”, “as notas foram boas, a turma aprendeu”, “as avaliações de reação foram ótimas, a turma aprendeu”.

Ensino-aprendizagem

ECCeECP

A experiência dependerá do tipo de interações propostas e vividas.

Esse modelo é um pêndulo entre a experiência centrada no conteúdo e a experiência centrada na pessoa. É um mix que pode ofertar experiências de ensino baseadas em métodos tradicionais de ensino bem como, agregar metodologias ativas de aprendizagem.

Assim, este formato engloba um complexo sistema de interações entre educadores e alunos. O controle da experiência do conteúdo programado ainda está presente e a confiança emerge na medida que o educador apoia a construção de um ambiente seguro para que os alunos expressem os saberes aprendidos.

O educador nesse processo é aquele que apresenta conteúdos e estimula o diálogo para que o aprendizado aconteça.

Aprendizagem Significativa

ECP

A experiência é centrada na pessoa.
O conteúdo é dinâmico e parte do grupo e do facilitador.

“A minha esperança é tornar-me, gradualmente,
tão participante no grupo como facilitador”
Carl Rogers

Esse modelo é um dos modos mais eficazes de promover a aprendizagem, pois consiste em colocar o participante em confronto experiencial direto com problemas práticos.

O facilitador apoia na criação uma atmosfera de autenticidade, interesse e confiança. Aprender uns com os outros torna-se tão importante quanto aprender com o facilitador.

As metodologias ativas estão a serviço desta experiência compartilhada. O conteúdo é aprendido por diversas maneiras e recursos, respeitando os interesses, os desafios e a diversidade do grupo que assume o protagonismo para atingir seus objetivos de aprendizagem.